Signos e JM
Autora: professora Maria Aparecida Alves dos Santos, 5º ano
1º MOMENTO
Após a entrega do segundo bloco do Jornal, os alunos já sabendo como manusear e explorar as manchetes, curiosos já com as novas informações, sequencialmente usando a criticidade, debateram sobre os direitos e deveres de uma sociedade. Depois foi realizado a escolha da manchete que mais lhe chamou a atenção , após a releitura, foi realizado uma produção de texto de opinião, e o que fariam para melhorar os problemas apresentados nessa edição. o destaque maior foram as chuvas decorrentes, porém foram escolhidas várias manchetes, e trabalhado a produção textual em cima de cada situação.
2º MOMENTO
Em seguida, foi realizada a correção e reestruturação dos textos. E as informações foram repassadas para a sala do 4º ano, em forma de seminário, para que tivessem a noção dos acontecimentos da nossa Região, e Planeta; já que o jornal abordava fortes chuvas, e com isso a destruição de lugares e moradias. Sendo uma dessas manchetes a escolhida, mais uma vez foi exemplificado, a importância da conscientização de cada indivídua para a preservação do meio ambiente.
3º MOMENTO
Em um terceiro momento, ainda trabalhando o jornal na data Do segundo bloco, surgiu a curiosidade sobre o caderno onde apresentavam os tipos de signos. Foi explorado a leitura do horóscopo, e surgiu a necessidade de apresentar aos alunos um texto informativo, onde foi realizado a leitura e interpretação oral sobre a origem dos signos.
Muitos alunos que ainda não sabiam seu signo, curiosos, descobriram, e desejaram saber se tinham algo em comum. Então foi realizado um gráfico com os signos da turma; separado os alunos por signo, onde foi feito grupos, e trocado informações entre eles, que puderam constatar o que tinham de semelhanças e diferenças, entre eles. Dessa forma, a aula foi complementada com uma produção de texto, onde os alunos se auto-analisaram, refletiram e trocaram as informações pudendo assim observar semelhanças e diferenças entre pessoas do mesmo signo. O objetivo das produções foi preparar os alunos para a Avaliação Jaguariaíva.
O trabalho foi bem produtivo, e os alunos descobriram uma nova palavra ( PERSONALIDADE) a qual deve ser respeitada, pois é a individualidade de cada um.
As produções e desenhos característicos aos signos, foram expostas em cartaz, em sala de aula.
Comentários
Postar um comentário