Signos e JM

Autora: professora Maria Aparecida Alves dos Santos, 5º ano

1º MOMENTO

Após a entrega do segundo bloco do Jornal, os alunos já sabendo como manusear e explorar as manchetes, curiosos já com as novas informações, sequencialmente usando a criticidade,  debateram sobre os direitos e deveres de uma sociedade. Depois foi realizado a escolha da manchete que mais lhe chamou a atenção , após a releitura, foi realizado uma produção de texto de opinião, e o que fariam para melhorar os problemas apresentados nessa edição. o destaque maior foram as chuvas decorrentes, porém foram escolhidas várias manchetes, e trabalhado a produção textual em cima de cada situação.
2º MOMENTO
 Em seguida, foi realizada a correção  e reestruturação dos textos. E as informações foram repassadas para a sala do 4º ano, em forma de seminário, para que tivessem a noção dos acontecimentos da nossa Região, e Planeta; já que o jornal abordava fortes chuvas, e com isso a destruição de lugares e moradias. Sendo uma dessas manchetes a escolhida, mais uma vez foi exemplificado, a importância da conscientização de cada indivídua para a preservação do meio ambiente.

3º MOMENTO
Em um terceiro momento, ainda trabalhando o jornal na data Do segundo bloco, surgiu a curiosidade sobre o caderno onde apresentavam os tipos de signos. Foi explorado a leitura do horóscopo, e surgiu a necessidade de apresentar aos alunos um texto informativo, onde foi realizado a leitura e interpretação oral sobre a origem dos signos.

Muitos alunos que ainda não sabiam seu signo, curiosos, descobriram, e desejaram saber se tinham algo em comum. Então foi realizado um gráfico com os signos da turma; separado os alunos por signo, onde foi feito grupos,  e trocado informações entre eles, que puderam constatar o que tinham de semelhanças e diferenças, entre eles. Dessa forma, a aula foi complementada com uma produção de texto, onde os alunos se auto-analisaram, refletiram  e  trocaram as informações pudendo assim  observar semelhanças e diferenças entre pessoas do mesmo signo. O objetivo das produções foi preparar  os alunos para a Avaliação Jaguariaíva. 

O trabalho foi bem produtivo, e os alunos descobriram uma nova palavra ( PERSONALIDADE) a qual deve ser respeitada, pois é a individualidade de cada um.

As produções  e desenhos característicos aos signos, foram expostas em cartaz, em sala de aula.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Ambiental

Comemoração do Dia da Família

Projeto: Meio Ambiente