Trabalho interdisciplinar

Autora: professora Maria Aparecida Alves dos Santos, 5º ano

1º MOMENTO
Em uma sequência didática onde foi trabalhado inicialmente os perigos do desmatamento da Floresta Amazônica, foi também a importância e a necessidade que todo os ser vivo têm da água, para a sua sobrevivência na Terra.

O trabalho direcionou-se desde a de observação de slides, debates, até produção textos.

Foi utilizado a sala de vídeo, onde após a leitura e interpretação de texto informativo ( FLORESTA MAZÔNICA/ DIVERSIFICAÇÃO DE ANIMAIS E TIPOS DE HABITATS ), foi observado as imagens relativas ao tema, ( relevo, rios mais importantes para a produção de energia elétrica , vegetação... ) realizado a interpretação oral, para explorar ciências e geografia.  Como também foi trabalhado o conteúdo do livro didático gênese  (A GALINHA RUIVA). Onde foi desenvolvida as atividades, leitura, interpretação de textos, desenho animado, e atividades complementares, tanto no livro, quanto nos tabletes  pcs; onde contemplou-se as atividades de ciências geografia, história e matemática.

2º MOMENTO
Em ciências foi trabalhado a porcentagem de água no Planeta Terra, e atividades complementares de matemática, onde foi realizado um trabalho coletivo com panfleto de supermercado. Onde em grupos realizaram situações problema, trocando entre os grupos para que fossem realizadas, após terem os resultados prontos.

O trabalho foi exposto no quadro, os grupos que não conseguiram atingir 100% das respostas corretas, realizaram para assim chegar às respostas que seriam as verdadeiras.

3º MOMENTO
Nesta sequência também foi explanado a importância da boa alimentação, tipos de alimentos, composições, e a necessidade de cada vitamina para o nosso organismo.

Em seguida foi realizada uma pesquisa individual e autônoma, de cada aluno durante, um dia inteiro ( final de semana) onde cada aluno trouxe para a classe, o que foi consumido, em seguida realizado um gráfico, e feito a contagem do aluno que consumiu mais alimentos saudáveis. Foi realizado o registro e a somatória.

4º MOMENTO
E para finalizar a sequência, foi aproveitado os panfletos de supermercado, para a confecção de cartazes da alimentação saudável, e não saudável, e realizado um seminário na sala de aula do 4º ano. Onde foi explorado através dos alunos outros, a forma de fabricação e origem de alguns.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Ambiental

Comemoração do Dia da Família

Projeto: Meio Ambiente