Sequência Didática envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências

AUTORA
Professora Maria Aparecida Alves dos Santos, 5º ano

O trabalho foi desenvolvido inicialmente com o debate, onde foi envolvido a explicação da professora, e questionamentos relacionados aos gostos alimentares de cada aluno; a frequência do tipo de alimentação realizada por cada um deles. Foi conscientizado os alunos referente a boa alimentação, para que o corpo esteja sempre bem e livre de doenças, como a necessidade de vitaminas. E até mesmo com o peso adequado para cada altura e idade.

Foi realizada a leitura e atividades complementares no livro didático de Ciências (Ápis), onde os alunos puderam observar e reavisar o que foi aprendido, tendo como base os textos, a Pirâmide Alimentar, e também atividades complementares onde foi fixado o conteúdo.

No caderno foi realizado a cópia do texto "Obesidade Infantil" realizada a leitura, refletido sobre o assunto, e a importância de junto com a boa alimentação, deve-se exercitar o corpo. Na sequência foi fixado mais uma vez o conteúdo, e desta vez foi frisando melhor sobre o problema que vem preocupando a população em geral ( OBSIDADE).

Na disciplina de Língua Portuguesa, foi sugerido aos alunos um sorteio de nomes de frutas, onde cada aluno foi contemplado com frutas diferentes, as quais deveriam realizar pesquisas, para saber os seus benefícios, suas vitaminas, e realizar um trabalho, onde foi exposto; e trocada as informações entre os colegas..

Em Matemática, foi realizada a produção de gráficos, onde cada aluno deu a preferência de sua fruta preferida, como também foi trabalhado diferenças através de operações, leitura e interpretação de dados.

Finalizando a sequência das atividades, os alunos trouxeram à sua escolha, frutas, para que desta forma realizassem uma salada em classe. Não esquecendo da forma adequada e higiene na hora da preparação do alimento.

Sendo uma salada de frutas, todos os alunos puderam experimentar, tipos variados de frutas, e alguns até mesmo, gostaram de sabores que acreditavam não serem tão bons ao seu paladar.

Ficando assim registrado, e provado, que nem sempre podemos desaprovar alimentos, que fazem bem a nossa saúde, e não gostamos, por falta de costume , ou até mesmo vontade de experimentar.

O trabalho foi gratificante, e os alunos , assim como os pais, contribuiram bastante para o ensino aprendizagem, e fluiu de forma natural e atingindo bons resultados.





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Ambiental

Comemoração do Dia da Família

Dia 8 de março “Dia Internacional da Mulher”