Projeto Jaguariaíva

AUTORA
Professora Maria Aparecida Alves dos Santos, 5º ano A

As atividades foram realizadas, juntamente com os alunos, contemplando os conteúdos propostos no trimestre, onde os alunos deveriam aprender mais referente aos seus direitos e deveres perante a sociedade. E nada melhor do que os alunos conhecerem a história do município.

Assim como também a trajetória Política , tendo como foco o Bicentenário do município que se aproxima. Quando este ano o nosso município completará 199 anos, tendo como representante, uma mulher Prefeita à frente da administração pública.

Os alunos iniciaram primeiramente com a leitura exploração oral e registro de textos informativos sobre Jaguariaíva, atividades relacionadas ao poder jurídico, tendo como apoio uma cartilha com informações e atividades diversas fixando os conteúdos propostos.

Ao longo da atividade foi realizada a visita no parque Ruy Cunha, onde foi realizada uma palestra para conscientização das belezas do nosso município, e da necessidade da proteção do meio ambiente, e da biodiversidade da fauna e da flora aqui existentes.

As atividades se complementaram, pois assim como o poder judicial desempenha o papel de proteção à criança, adolescente, e toda a sociedade, devemos exercer os nossos os nossos deveres, sabendo a nossa responsabilidade, e o direito que temos, como também desenvolver o senso crítico e a responsabilidade diante do meio em que vivemos, como também a proteção ao meio ambiente para que possamos contar futuramente com um mundo melhor.

Foram realizadas produções de textos, relacionado aos direitos e deveres do cidadão, ao qual foi selecionado um dos textos e enviados ao poder jurídico, para que oportunizassem os alunos a concorrerem entre as demais escolas, e ao texto melhor elaborado; tendo como objetivo a aprendizagem diante dos poderes existentes para a segurança e administração de um município. Complementando o nosso projeto, os alunos realizaram pesquisas tendo como foco a biografia dos prefeitos que já passaram por Jaguariaíva, deixando o seu legado.

As atividades ainda foram além, sendo agendada uma entrevista na Prefeitura com a prefeita Alcione Lemos , que nos recebeu, como sempre, sendo muito receptiva e respondendo a entrevista que fora organizada pelos alunos, sanando suas dúvidas e curiosidades, diante da única mulher prefeita, eleita na história de Jaguariaíva.

Os trabalhos realizados foram de grande valia pois pudemos contar também, com o historiador Rafael Pomim, que colaborou com o projeto, nos recebendo na Casa da Cultura para complementar as pesquisas dos alunos, dando uma excelente palestra, que enriqueceu mais ainda os saberes de cada educando. Pois não só explicou a trajetória de todos os prefeitos que por aqui fizeram história, como também os alunos puderam visualizá-los , na Galeria de Prefeitos , organizada no mesmo ambiente ( Casa da Cultura ).

Nossos agradecimentos aos colaboradores: Prefeita Alcione Lemos, Rafael Pomim, e familiares, que também se empenharam em pesquisas e trabalhos , fazendo parte do crescimento e aprendizagem das nossas crianças.
































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Ambiental

Comemoração do Dia da Família

Dia 8 de março “Dia Internacional da Mulher”